sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Show de surfe na 3ª e última etapa do Circuito ASI 2011


 Na última terça-feira (27) foi encerrado o Circuito ASI de Surfe Amador 2011. Boas ondas quebraram no pico da 3ª Pedra, local já conhecido por sua qualidade nas ondas, o tempo também deu uma ajuda e mandou vários períodos de Sol durante todo o dia, junto a isso todos os atletas promoveram um verdadeiro show de surfe em todas as categorias, que se dividiram em: Open, Local, Junior e Mirim.

Nesta etapa, não somente a briga pelo título do evento estava em jogo. A disputa para ver quem se consagrava campeão do ranking também foi determinante para o alto nível do evento e muito emocionante para o público presente, principalmente na categoria Open. Um grande número de atletas se fez presente nesta 3ª etapa, tanto por parte dos atletas locais, como também por atletas de outros municípios, como: Matinhos, Guaratuba, Curitiba, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Barra Velha.

Na categoria Mirim tivemos a vitória do atleta de Barra do Sul, André Heiden, que confirmou o excelente desempenho no circuito, vencendo as três etapas nessa categoria e consagrando-se campeão do circuito. André derrotou diversos atletas até a grande final, que contou com o surfista paranaense Aminandes Pamplona na segunda posição; o jovem Leonardo Mendes de Barra do Sul em terceiro e o atleta local da Terceira Pedra, Maicon Falgatter na quarta colocação.

A categoria Junior também foi vencida por outro jovem talento de Barra do Sul, que levou a primeira colocação nas três etapas da categoria Junior do circuito. O surfista Fernando Paulino surfou muito bem as ondas da 3ª Pedra e fez “barba, cabelo e bigode”, vencendo novamente a etapa e carimbando a faixa de campeão do circuito; na segunda posição tivemos novamente o atleta Aminandes Pamplona, nova geração do surfe paranaense; com o atleta itapoaense Maicon Falgatter em terceiro e André Heiden em quarto lugar.

Um alto nível de surfe também foi visto na categoria Local, que reunia somente surfistas itapoaenses. Todos os atletas, tanto da nova geração como os mais experientes, demonstraram muito conhecimento e uma boa leitura da onda. O grande vencedor desta etapa foi o surfista do pico do Continental, Vinicius Kaminski, que surfou muito seguro, mostrando um back side afiado; na segunda posição tivemos o atleta Gabriel Castigliola; seguido na terceira posição por Ronaldo Camarão e em quarto Maicon Falgatter, atleta da nova geração itapoaense, que apresentou ótima forma física e disposição para disputar três baterias finais sem sair da água.

O maior show de surfe foi visto na categoria Open, que contou com atletas de vários municípios, com vasta experiência em competições e muito surfe no pé. As semifinais desta categoria foram muito disputadas. Na segunda semifinal, composta pelos atletas, Jorge Porvilho (PR), Mauricio de Paula (PR), Fernando Paulino (SC) e Alan de Souza (SC), tivemos uma bateria que deixou todos na praia sem tirar o olho da água. Uma série com grande potencial entrou na bancada e os quatro atletas surfaram cada um uma onda. Jorge Porvilho abusou das manobras inovadoras e finalizou sua onda com um aéreo rodando de ponta cabeça para marcar 8,30 pontos (de dez possíveis); Mauricio de Paula veio na onda de trás utilizando muito as bordas de sua prancha, aplicando belos cutbacks e rasgadas expressivas, terminando sua onda com uma forte rabetada para delírio da galera, o atleta foi recompensando com uma nota 8,60. Na mesma série o atleta Fernando Paulino não ficou para trás, de front side aplicou belos carves e rasgadas potentes para assinalar 7,33 pontos. Allan de Souza não deixou barato e também caprichou nas rasgadas para marcar 6,80 pontos. Essa bateria foi marcada por uma ótima disputa, onde o público viu o atleta Mauricio de Paula destruir uma onda para marcar 8,60 e perder precisando de uma nota na casa dos 3 pontos. Avançaram Jorge Porvilho (1°) e Fernando Paulino (2°).

A grande final contou com a presença do atleta itapoaense Gabriel Castigliola, o catarinense Fernando Paulino, e os paranaenses Jorge Porvilho e Fernando Bretas. Com esses quatro atletas na água o show de surfe era garantido, e foi isso que aconteceu. Na primeira onda da bateria Gabriel já desferiu perfeitos cut backs e fortes batidas para fazer 8,13 pontos e colocar fogo na final, o atleta já havia mostrado muito conhecimento nas direitas da 3ª Pedra, quando na semifinal anotou 9,23 pontos (maior nota do evento) em uma onda que o atleta executou belos cut backs, floaters no crítico e finalizou a onda explodindo a junção com uma batida, jogando muita água para cima, como já é característico de seu surfe. Gabriel ainda fez outras duas notas na casa dos 8 pontos durante o evento. Com uma ótima escolha de onda, ficou difícil para os demais atletas da final, que mesmo com boas pontuações viram Gabriel dominar a bateria do início ao fim. Na segunda colocação, lutando muito para vencer, ficou o atleta Fernando Paulino; seguido de Jorge Porvilho (3°), que mais uma vez abusou dos aéreos, porém, sem tanto sucesso e Fernando Bretas em quarto lugar, que surfou muito de back side durante todo o evento.

Gabriel Castigliola sagrou-se campeão do circuito nas duas categorias em que disputou, levando a categoria Local e a Open. Gabriel que no ano de 2011 representou SC no Brasileiro de Surfe Amador em todas as etapas e já coleciona diversos troféus de competições Brasil afora.

A Associação dos Surfistas de Itapoá (ASI) gostaria de agradecer a todos os patrocinadores do circuito; a todos os envolvidos que colaboraram de alguma forma; a todo o público presente e aos atletas participantes, já que sem eles, nada disso existiria. Um agradecimento muito especial também a Prefeitura Municipal de Itapoá, através da Secretaria de Esporte e Juventude; aos nossos amigos Mauricio de Paula, Dvd e Hiago que trabalharam voluntariamente como seguranças de água; a Transamérica Hits, Diário de Itapoá pela cobertura do evento e aos fotógrafos Beto Vieira, Ricardo Brauer e Augusta Gern. Obrigado a todos!

Veja as fotos: http://betoitapoa.multiply.com/photos/album/450/450

Ranking final:
Open - Gabriel Castigliola 5420 pontos
Local - Gabriel Castigliola 5600 pontos
Junior - Fernando Paulino 6000 pontos
Mirim - Andre Heiden 6000 pontos

Texto – Luan Adriano Cardoso / Diretor de Marketing da Associação dos Surfistas de Itapoá (ASI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário